NEO ES (27) 3064-5700 MULTIMED (27) 3325-1120
1-TRABECULOPLASTIA SELETIVA
A Trabeculoplastia Seletiva a Laser, ou SLT, é um procedimento a laser que é usada para diminuir a pressão intraocular no glaucoma. Ele é usado quando colírios anti-glaucomatosos não estão diminuindo a pressão ocular suficiente ou estão causando efeitos colaterais significativos. Às vezes, pode ser usado como tratamento inicial no glaucoma.
A SLT está em uso há 15 anos nos Estados Unidos e em todo o mundo, e destacamos a trabeculoplastia Seletiva (SLT) como a principal opção na atualidade.
2- IRIDOTOMIA
Tem sido utilizado desde 1984 como tratamento e prevenção da doença chamada glaucoma.
Qual é o ângulo e o que é glaucoma de ângulo fechado?
O ângulo é o espaço entre a parte clara do olho (córnea) e a parte colorida (íris). Este ângulo contém a malha trabecular, que é a estrutura principal que dirige o fluido para fora do olho.
No glaucoma de ângulo fechado, o ângulo é fechado em muitas ou algumas áreas, causando aumento da pressão intraocular, o que leva a lesões do nervo óptico e perda de visão possível. Este aumento da pressão ocular pode ocorrer de repente (um ataque agudo de fechamento de ângulo) ou gradualmente. Existem também formas precursoras da doença em que o ângulo está fechado, mas a pressão ocular não é alta e o nervo óptico ainda não é afetado.
Como funciona a iridotomia com laser?
Ele cria um buraco na borda externa da íris, levando a uma abertura do ângulo na maioria dos casos. Depois que o ângulo é alargado pelo procedimento, a malha trabecular é exposta e a saída de fluido é aumentada.
Quem é um candidato para iridotomia a laser?
É recomendado em olhos que têm o ângulo fechado para pelo menos metade do olho. Isto é determinado com um teste chamado gonioscopia, que é feito pelo oftalmologista.
O que devo esperar durante o procedimento?
O olho é geralmente preparado cerca de meia hora antes do procedimento com gotas que tornam a pupila pequena. Pouco antes do procedimento, gotas anestésicas são colocadas para entorpecer a superfície do olho, uma lente é então colocada no olho para realizar o laser. O procedimento geralmente leva 5-10 minutos e alguns pacientes podem sentir uma leve dor.
O que devo esperar após o procedimento?
Há um embaçamento temporário da visão. O olho pode ficar um pouco vermelho, sensível à luz, e/ou desconfortável, e também pode haver uma dor de cabeça leve devido aos colírios administrados antes do laser. Colírios anti-inflamatórios são geralmente prescritos por alguns dias.
O laser vai melhorar minha visão?
Não. Iridotomia destina-se a preservar a visão e impedir que o glaucoma apareça ou progrida.
Quais são os riscos?
Os riscos possíveis incluem, aumento da pressão ocular, sangramento no local do laser e inflamação; Estes são geralmente temporários. O fechamento da iridotomia pode ocorrer, necessitando de retratamento. Imagens visuais extras, incluindo luzes brilhantes ou flashes, ou visão dupla no olho tratado, raramente podem ocorrer; Este risco é reduzido pelo posicionamento da iridotomia numa área que não é coberta pela pálpebra.
O que acontece se não funcionar?
Em cerca de 25% dos casos, o ângulo pode não abrir. Dependendo da situação, alguns pacientes podem precisar de mais procedimentos a laser, tratamento médico ou cirurgia. Pode ser possível que seu oftalmologista sugira acompanhamento próximo.
Se eu tiver glaucoma, ainda terei de usar os meus medicamentos contra o glaucoma?
Sim. Iridotomia laser não é um substituto para glaucoma colírio na maioria dos casos, se o paciente já está em medicação antes do procedimento.
Quanto tempo dura o efeito?
Embora o ângulo se alargue na maioria dos casos após o laser, as alterações normais relacionadas com a idade podem subsequentemente alterar a região angular. A formação de catarata pode fechar o ângulo novamente e a extração de catarata pode ser necessária.
3- CAPSULOTOMIA POSTERIOR
A capsulotomia posterior é um procedimento à laser que você pode precisar algum tempo após a cirurgia de catarata.
Quando você faz a cirurgia de catarata, seu oftalmologista remove a lente embaçada (cristalino) do seu olho. Ele irá substituí-lo por uma clara, a lente intraocular artificial (LIO). A LIO é mantida no lugar da lente natural do olho (cristalino). Semanas, meses ou anos mais tarde, a cápsula que se encontra atrás da lente intraocular artificial, pode tornar-se turva ou enrugada, causando visão embaçada. Na capsulotomia posterior, um laser é usado para fazer uma abertura na cápsula nebulosa. Isso permite que a luz passe de novo para uma visão clara.
Oftalmologista | CRM – 11101
Especialista em Glaucoma, Catarata e Pterígio.
AGENDA NEO METROPOLITANO
Segunda-feira: 09:00 – 16:00
Terça-feira: 09:00 – 16:00
Sexta-feira: 09:00 – 16:00
Terça-feira: 14:00 – 17:30
© 2022, Todos direitos reservados, Christianne Ruschi
Desenvolvido por: lifecompany.com.br