NEO ES (27) 3064-5700 MULTIMED (27) 3325-1120
O termo “catarata” é dado para qualquer tipo de perda de transparência do cristalino, lente situada atrás da íris, seja ela congênita ou adquirida, independente de causar ou não prejuízos à visão. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa.
Causas
A catarata é uma doença multifatorial e pode ser congênita ou adquirida. A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade, denominada de catarata senil. Porém também poderá estar associada a alterações metabólicas que ocorrem em certas doenças sistêmicas, (ex. Diabetes Mellitus), oculares (ex. uveíte), tabagismo, alcoolismo, secundária ao uso de certos medicamentos (ex. corticoides) ou a trauma ocular (contuso, perfurante, por infravermelho, descarga elétrica, radiação ultravioleta, raios X, betaterapia ou queimaduras químicas graves).
Sintomas
Na maioria das vezes a catarata não pode ser diagnosticada a olho nu e nem mesmo é percebida facilmente pelos próprios portadores da catarata nas suas fases iniciais. Os principais sintomas da catarata são: sensação de visão embaçada, alteração contínua da refração (grau dos óculos), maior sensibilidade à luz, espalhamento dos reflexos ao redor das luzes e percepção que as cores estão desbotadas. Geralmente há uma piora da miopia com redução da visão em baixo contraste e baixa luminosidade principalmente para longe, comparativamente à visão para perto. Somente o oftalmologista poderá solicitar os exames necessários para a confirmação do diagnóstico, bem como, indicar o melhor procedimento cirúrgico para tratamento.
Diagnóstico
Um exame detalhado e cuidadoso do seu médico poderá detectar e indicar o melhor tratamento para cada tipo de catarata.
Tratamento
O único tratamento é cirúrgico. Não existem colírios, remédios ou exercícios que eliminem a catarata.
A técnica cirúrgica mais moderna e mais utilizada é a FACOEMULSIFICAÇÃO, ou simplesmente chamada de “faco”, que utiliza ultrassom para dissolver e retirar a catarata de dentro do olho.
Após a retirada da catarata, é feito o implante de um cristalino artificial (lente intraocular), que irá desempenhar a mesma função da lente natural.
A cirurgia é feita com anestesia local e leve sedação. A incisão no olho é muito pequena (cerca de 3mm) e, na maioria dos casos, não precisa de ponto, permitindo uma rápida recuperação do paciente para as atividades do dia-a-dia.
A principal revolução na cirurgia de catarata é o desenvolvimento de novas lentes intraoculares, que não provocam rejeição e podem ser rígidas ou dobráveis. As lentes intraoculares dobráveis são as mais indicadas para faco, pois são introduzidas dobradas por meio de uma pequena incisão. Quanto menor o trauma cirúrgico, mais rápida a recuperação.
Por determinação do Conselho Federal de Medicina, não é permitida a divulgação de preços em sites médicos. Qualquer dúvida poderá ser esclarecida pelo whatsapp no botão abaixo.
Oftalmologista | CRM – 11101
Especialista em Glaucoma, Catarata e Pterígio.
AGENDA NEO METROPOLITANO
Segunda-feira: 09:00 – 16:00
Terça-feira: 09:00 – 16:00
Sexta-feira: 09:00 – 16:00
Terça-feira: 14:00 – 17:30
© 2022, Todos direitos reservados, Christianne Ruschi
Desenvolvido por: lifecompany.com.br